Corro para o Alvo

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3.14-15

quarta-feira, maio 30, 2012

Adoração da mente


Olá,

Realmente refleti sobre o texto a seguir, que escreveu Elbem Cesar do blog Devocionais.
Tenha um ótimo dia.
Inerves

A adoração da mente


Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. (João 15:5)

Quando eu estava envolvido com o grupo jovem, eu amava inovar as peças de teatro, as cantatas, as preleções, os encontros sociais, etc. Confesso que muitos desses meus ineditismos eram implementados sem a devida consulta a Deus. Após conversar muito com o Dono da obra, cheguei à conclusão que estava usando estratégias tão-somente humanas para tentar atrair as pessoas para o Reino. Hoje em dia,  programações continuam por aí sendo feitas em desacordo com o que Deus exige. Entretanto, a obra de evangelismo é bastante simples, assim como é simples o Senhor Jesus.

Sem dúvida, a mente humana é criativa e as idéias podem ser lindas e maravilhosas, mas são espiritualmente ineficazes se forem colocadas em prática sem a orientação divina. Hoje tenho consciência da importância da unção do Espírito Santo. Sem essa unção, qualquer técnica humana não passa de mera peça teatral.

Eu nunca me esqueci de um debate que ocorreu em uma aula de literatura. Um estudante estava indignado porque a Bíblia sempre foi um “Best Seller”. Ele argumentava que a humanidade seria melhor se, em vez de lê-la, vivesse uma vida racional. Meu professor respondeu com naturalidade: “Ah, então você adora a mente”.

O estudante respondeu: “O quê? Eu não adoro nada! Eu sou um ateu. Será que você não me entendeu? Eu disse que o homem só será capaz de criar uma sociedade pacífica e feliz quando usar o cérebro e passar a pensar logicamente”.

“Sim, eu entendi”, respondeu o professor. “Você está dizendo que vê a mente como a maior fonte da verdade. Que não existe nada acima dela. E que mediante o uso do cérebro, o homem obterá todas as respostas que busca. Sim, isso é um caso claro de adoração da mente”. Adoração é submeter-se a alguém.

Eu não gosto de admitir isso, mas escrevo que caí na tentação de “adorar a mente” mais de uma vez na minha vida. No entanto, após aceitar que a Verdade divina é simples, eu fiquei aliviado desses “fardos” de ter que ficar sempre inventado programações. E melhor ainda fiquei após saber que é impossível prosseguir na vida cristã se não estiver na completa dependência de Deus.

Cristo é a videira verdadeira, e nós somos os ramos. Além dele, nada é possível. Nenhum pensamento, por mais brilhante que seja, nenhuma boa obra, por mais magnífica que seja, nos dará as respostas que buscamos, nos levará ou levará alguém à vida eterna. Por outro lado, uma vida passageira, mas dependente de Deus, se torna cheia de significado eterno quando Cristo está no controle.

Estar unido com Cristo é adorá-lo, é submeter-se à simplicidade do seu mandado. Ele nunca nos pediu que devêssemos fazer algo sofisticado idealizado por nossas mentes férteis. Ele é a árvore que nos sustenta e nós somos apenas os ramos. Sua obra é simples.

Portanto, o mandado de Cristo é estarmos unidos com ele. Isso significa comunicarmos com ele todo dia em oração e leitura da Bíblia; cultuarmos a ele em todo momento e em tudo que fizermos; refletirmos a sua bondade em todo lugar; fugirmos do pecado em todo instante e sempre servirmos ao próximo nas suas necessidades.

Obrigado pela leitura!
Visite o Blog Devocionais e deixe sua crítica e seu comentário!
Você está recebendo este Devocional porque foi indicado por um(a) amigo(a).
Se quiser garantir o recebimento de devocionais por email, envie uma mensagem para:
Um forte abraço.
Elbem César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fique à vontade para comentar. Que juntos sejamos edificados pelo Senhor.