Corro para o Alvo

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3.14-15

quinta-feira, abril 20, 2006

O valor da Comunhão

...Não busco o que é vosso, mas sim a vós (II Co 12.14)

Esta expressão me chama muitíssimo a atenção, na leitura da segunda carta de Paulo aos Coríntios. Antes de Paulo dizer isto, ele se alegra por dizer que aquelas pessoas(os coríntios) eram mesmo aquilo tudo de bom que ele tinha dito a respeito delas para Tito e para outros irmãos.

Nesta carta ele diz que por eles tanto viveria como até morreria, por amá-los verdadeiramente. Por outro lado, ele se sentia um tanto decepcionado pelo fato de os coríntios acolherem na igreja pessoas insinceras, aproveitadoras, que não desejavam o bem da comunidade, mas sim roubá-la, sendo ministros de satanás "transformados" em ministros da justiça.

Paulo, por ter convivido tanto tempo com aquelas pessoas, esperava deles o melhor, e isto é natural; quando nos afeiçoamos a alguém, jamais conseguiremos esperar dele ou dela qualquer decepção, ainda que saibamos que ele ou ela poderá decepcionar-nos.

Em nossa vida também nos afeiçoamos a muitas pessoas, creio que seja por causa da impressão positiva que elas nos causam. Num sentido espiritual podemos dizer que é a comunhão que nos faz assim.

Paulo também fala do consolo que os próprios coríntios lhe proporcionavam, a despeito dos sofrimentos pelos quais ele passava. A comunhão e o amor eram tão grandes que Paulo, com o fim de não dar ocasião àqueles que neste item quisessem arruinar-lhes o relacionamento, acusando-o injustamente, fez questão de jamais ser sustentado financeiramente (ser-lhes pesado) pelos coríntios, para provar-lhes sua sinceridade e leal interesse, ainda que eles lhe devessem isto, sendo ele obreiro do Senhor.

Assim vemos que consolo, amor e fidelidade são o que Paulo esperava daqueles irmãos(por quê?), porque tinha comunhão com eles.

É por causa da comunhão que nós esperamos de nossos irmãos o melhor. É também por causa da comunhão que Deus espera de nós o melhor.

Paulo defendeu com muito esforço não o seu ministério, a meu ver, mas a comunhão que ele tinha com os irmãos, e isto não é qualquer coisa.

Portanto, concluo, a comunhão é o nosso maior valor como Corpo de Cristo, pois isto é o que nos faz sentir-nos atraídos uns pelos outros. Se isto nos faltar, faltar-nos-á o amor, a vida e a fé que temos juntos, pelo Espírito que nos une e em nós está.

Que a Graça, o Amor e a Comunhão do Espírito Santo sejam sempre conosco, e que os laços jamais se rompam, ainda que alguma decepção ameace rompê-los no caminho da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fique à vontade para comentar. Que juntos sejamos edificados pelo Senhor.